logo

Como desenvolver o mindset de crescimento e inovação em tempos de crise

oinaime • Jun 25, 2020

Mindset de crescimento: como desenvolver esse conceito que está tão em alta dentro de uma organização.

Desenvolver um mindset de crescimento é um dos principais requisitos para quem deseja inovar, quiçá o mais importante na era da valorização das soft skills. 
Os
tempos de crise, sobretudo, exigem ainda mais das pessoas , mas quem possui o mindset de crescimento, tem chances muito maiores de conseguir superar os obstáculos e conseguir soluções eficientes para os cenários que se apresentam. 
Por isso, vamos dedicar esse texto à explicação do mindset de crescimento, qual a sua diferença em relação ao mindset fixo  e por que saber disso tudo é necessário na atualidade.  

O mindset de crescimento: Darwin do século XXI

Por pura coincidência, Carol Dweck e Charles Darwin compartilham letras bastantes semelhantes entre seus nomes. A diferença é que Darwin foi um um biólogo naturalista do século XIX que criou a Teoria da Evolução pela seleção natural, que diz que as espécies que melhor se adaptam à realidade sobrevivem. 
Já Carol Dweck é doutora em Psicologia pela Universidade de Yale e escreveu o best seller ‘ Mindset: a nova psicologia do sucesso’. Esse é o livro base de tudo que se encontra e se fala hoje sobre o mindset do crescimento.
Basicamente, o que ela defende após vários estudos é que
é necessário que treinemos os nosso cérebro para o crescimento , de forma que o erro seja um motivador para aprendermos cada vez mais e melhor. Isso só é possível através de uma mudança em nosso método de pensamento (mindset). 
De modo simples, a provocação que ela faz é que existem dois tipos de mentalidade:  
  1.   A que olha para um problema e pensa que aquilo é demais para a sua capacidade de resolvê-lo
  2. A que encara o desafio e diz: eu não consegui, ainda, mas conseguirei no futuro.


A diferença entre o mindset fixo e o mindset de crescimento

Uma das melhores formas de entender a diferença entre o mindset fixo e o mindset de crescimento é através da comparação de ambos, observe: 

Essa comparação foi baseada no gráfico de Nigel Holmes, retirado do livro de Carol Dweck e ele deixa bem claras as diferenças entre o mindset fixo , daquelas pessoas que ficam paralisadas em frente aos desafios junto com suas crenças autolimitantes e quem possui o mindset de crescimento , que crê que sempre consegue aprender mais e enxerga nas dificuldades e obstáculos uma oportunidade para aprimorar-se e crescer. 
Com qual dos dois você se identifica mais? Aproveite o momento para refletir sobre esses pontos na sua vida que vão ajudá-lo a ter um mindset de crescimento. 
Esses pontos citados relacionam-se bastante com as soft skills tão requeridas hoje pelas empresas. Vamos entender por quê?


O que são as soft skills e por que são tão necessárias?

As soft skills são as habilidades que não são aprendidas através de conhecimento teórico ou titulação, mas são habilidades comportamentais subjetivas que influenciam diretamente nas atitudes em relação ao trabalho, problemas e desafios.   
O desenvolvimento das soft skills anda lado a lado com o mindset de crescimento, pois para desenvolvê-las, é necessário observar-se, estar aberto às mudanças e agir para tal. Alguns exemplos de soft skills, são:

  • Comunicação assertiva e não violenta
  • Responsabilidade sobre prazos, entregas e suas atividades
  • Senso de coletividade
  • Capacidade de empatia
  • Capacidade de resolução de problemas (problem solver)
  • Flexibilidade de ideias e atitudes
  • Capacidade de receber feedbacks


Incorporando o ‘ainda não’ ao seu vocabulário

Mudar pessoas de mentalidade extremamente fixas é algo bastante difícil e que só elas mesmas têm a capacidade de fazê-lo. No entanto, se você chegou até aqui é porque percebe que você pode melhorar ainda mais, o que indica o desenvolvimento de um mindset de crescimento.  
Para desenvolvê-lo, é preciso que você observe-se e atente-se aos seu dia a dia. Algo que pode lhe ajudar bastante é a incorporação do termo ‘ainda não’ ao seu vocabulário. Com isso, você admite que
ainda não tem a capacidade de resolver um problema específico, mas que chegará lá. Admite que ainda não está pronto para vencer tal desafio ou obstáculo, mas vai se esforçar para conseguir. 
O principal ponto do mindset de crescimento é estar disposto a evoluir, crescer e mudar como consequência para tal.


Não se esqueça de respeitar o seu tempo


É comum que muitas pessoas tomem essa mentalidade do mindset de crescimento como absoluta e persistam em determinadas coisas de modo que pode acabar prejudicando a sua saúde física e mental.   
Portanto, é interessante ter a consciência sobre as suas limitações e, mais ainda, como que você lida com elas.

É sobre otimizar os esforços para superar os obstáculos e não sobre superá-los de qualquer maneira, use a inteligência e a criatividade, afinal, segundo a própria Carol Dweck, é pelo exercício da inteligência que há o crescimento.

 
Para inovar, é preciso estar disposto a aprender e a errar.

 
Você percebeu que o mindset de crescimento está intrinsecamente ligado à inovação? Para conseguir inovar é preciso ter uma mente orientada para o crescimento, que queira superar obstáculos de forma inteligente, que tente e que esteja disposta a errar. Portanto, inovar não é apenas ferramentas e processos externos, mas também, mudanças internas no seu modo de pensar e agir. Mudando o interior, as partes externas fluem melhor. Vamos experimentar? 


By Startup Mundi 13 Jun, 2023
Try working on a big problem in your life or in your company or organization in the future as you think about innovation. Then, consider how you can make a difference to over one billion people. It's impossible to innovate without passion. Discover the 20 greatest innovators and the soft skills you need to achieve your goals.
By ingrid 13 Jun, 2023
Existem muitas ideias e projetos inovadores. Utilizá-los pode transformar completamente a forma como percebemos o mundo e realizamos nossas tarefas diárias. Algumas invenções são tão voltadas para o futuro que estabelecem um legado para as gerações futuras. Parece que pessoas brilhantes podem construir tudo o que você possa imaginar, incluindo gadgets, veículos e quase qualquer outra coisa. O pensamento inventivo é geralmente caracterizado por romper com o status quo. Métodos inovadores podem tornar os métodos antigos obsoletos e introduzir paradigmas novos e imprevisíveis. Um verdadeiro inovador é alguém que inova novas ideias e as traz à vida. Inovar significa criar algo que torne a vida melhor. A paixão é a chave para a inovação. O mundo parece diferente para os inovadores. Como resultado, eles ficam obcecados em tornar o mundo um lugar melhor. Inovadores com fins lucrativos estão sempre tentando agregar valor ao mercado. Algumas pessoas se concentram em impulsionar a raça humana por meio de pesquisas básicas. Seja qual for o setor em que atuamos, todos trabalhamos incansavelmente para resolver problemas e criar um mundo melhor. A civilização humana testemunhou muitas maravilhas da engenharia ao longo da história, algumas das quais melhoraram a qualidade de vida e outras foram destrutivas. Por outro lado, no mundo dos negócios acelerado de hoje, continuar melhorando é uma maneira essencial de desenvolver sua mentalidade inovadora e preencher qualquer lacuna de habilidades que sua equipe possa ter. O relatório LinkedIn 2023 Most In-Demand Skills mostra que as soft skills, tanto usadas dentro da empresa (como resolução de problemas, liderança e tomada de decisão) quanto fora (alcançar e reter clientes) estão entre as que as empresas mais precisam neste momento. Então, vamos dar uma olhada nos 20 maiores inovadores de todos os tempos e nas habilidades que os fizeram ter sucesso: Aqui estão os 20 maiores inovadores de todos os tempos. 6 principais soft skills para você e sua equipe alcançarem seus objetivos. Em um mundo de automação, são as soft skills que diferenciam.
More Posts
Share by: